15.7.09

Droog Design


Red Revisited set, by Bas Warmoeskerken



Durante muito tempo, a louça de barro foi um importante produto para Bergen op Zoom, na Holanda. Com o século XX, chegou a actualização dos métodos de produção, a crescente competição, e assistimos ao encerramento da fábrica local. Infelizmente, o cenário é geral.
É então, que em 2006, com Bas Warmoeskerken para a Droog Design, surge a ideia de recuperar a antiga tradição da faiança medieval como fonte de inspiração e a partir de peças originais, que já estão actualmente no museu local, foram realizadas réplicas em polistireno.

Red Revisited, blow _ Ø 40 x 15 cm

Cada pormenor foi registado, a cor característica do barro reinterpretada, e o resultado pode deixar-nos à primeira vista confusos. Tudo foi trabalhado e estes objectos, em vermelho brilhante, deixam-nos na dúvida acerca do material utilizado, bem como em relação às orlas e linhas de junção, fazendo a ponte entre o velho e o novo.


Red Revisited, small plate _ Ø 34 x 6 cm

Red Revisited, large plate _ Ø 50 x 9 cm

Claro que falta falar ainda no peso das peças, e aí reside a grande diferença. Apesar do aspecto pesado, quer os pratos quer a taça, são surpreendentemente leves, permitindo a sua fácil utilização.


Red Revisited & Swing


Swing, by Marcel Wanders



O Swing, concebido por Marcel Wanders, também para a Droog Design, permite encher o acento do baloiço com terra e sementes. É sugerida a Hera, por ser trepadeira, mas as possibilidades ficam ao gosto de cada um. À medida que vai crescendo pelas cordas, vai tornando o baloiço num local de repouso encantado, para o jardim ou para a sala de estar.